Acalmando o bebê

33
2min de leitura


Durante a maioria dos ensaios Newborn que realizamos no estúdio, a máxima que mais ouvimos é: “QUERO LEVAR VOCES PARA CASA POIS LA MEU BEBE CUSTA A DORMIR”

Chega ser engraçado, mas 9 a cada 10 recém nascidos que chegam no estúdio, vem com a promessa dos pais que será impossível fotografá-los.

É quando explicamos que tudo não passa de técnica e óbvio, muito treino, afinal ja são mais de 500 bebês fotografados ao longo da nossa carreira.

A técnica que usamos é o 5S desenvolvida pelo pediatra americano Harvey Karp que nos apresenta 5 passos para ativar o reflexo calmante, responsável por estabelecer a calma e interromper o choro do bebê. Esse reflexo calmante é desencadeado quando se recria o ambiente uterino para o bebê

A técnica do 5S é formada pelas iniciais das palavras:

SWADDLE - Envolver, Enrolar

SIDE POSITION - Colocar de lado

SHUSH - Ruido branco

SWING - Balaço na Vertical

SUCK - Sugar

1º Envolver o bebê. Enrolar apertadinho o faz sentir que voltou ao ventre materno, sentindo o contato e as compressões contínuas que ele estava habituado.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

2º Colocar de lado ou de bruços evita o movimento de braços e pernas, acabando com a sensação de queda livre, é extremamente confortável por ser semelhante a que ele ficava no útero.⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

3º Fazer Shhhhhhhh… Este ruído quando feito alto e forte acalma o bebê. Pode ser realizado pelo cuidador ou com o uso de aplicativos. Deve ser mais alto que o choro do bebê, emitido de maneira firme e persistente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

4º Balançar com movimentos ritmados, suaves e repetitivos na vertical, reproduzindo o que o bebê sentia dentro do ventre materno e acionando os “sensores de movimento” em seus ouvidos, que ativa o reflexo calmante.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

5º Sucção estimula o cérebro a liberar substâncias que acalmam e relaxam o bebê. O sugar não é uma habilidade realizada pelo bebê visando apenas se alimentar, o sugar não nutritivo, tão necessário em alguns recém–nascidos, diminui estresse, e pode estimular a liberação de alguns analgésicos naturais no cérebro, que diminuem a dor nos casos de injeção, exames de sangue, etc.


Isto posto, é fundamental também averiguar se o bebezinho, não esta com a fralda cheia, e na sua hora da mamada. E a perceção da presença das indesejáveis cólicas é também fundamental


Mas saber identificar as reações do bebe pelo choro é material para um próximo texto!


Esperamos que gostem…


Ri e Re


Acalmando o bebê

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

acalmando o bebe Bebe Calminho fotografia newborn sono do bebe

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp